domingo, 11 de novembro de 2007

A menina de cabelo Azul


Hoje a manhã acordava como qualquer outra, cheia de sol e de vida. E ainda com olhinhos ensonados, a menina de cabelo azul despertava os braços para o alto, abraçando o mundo.

Esta era uma menina muito especial, não só por ter o cabelo azul, mas porque todos os dias, punha o seu chapéu de palha na cabeça e dançava com os pássaros. Saía para o pátio e dançava pelos caminhos e campos até deitar nas searas e dizer: "Sou tão bonita como o céu - sorria - por isso os passarinhos gostam tanto de mim!"
Esta menina era feliz porque vivia debaixo das asas de tantos passarinhos que a faziam sonhar e sorrir.

Todos os dias, bem antes de ir para a escola, repetia a mesma dança com os passarinhos, e todos na aldeia saudavam a menina azul e sua doce alegria.

Um dia, os pais da menina de cabelo azul fizeram uma grande viagem para conhecer a cidade. A menina viajava encantada com os prédios altos, as luzes tão brilhantes a rasgar os céus e as pessoas que, segundo ela: "Passavam dançando umas pelas outras, tão depressa, que nem dava tempo pra dizer olá."
Os Pais e a menina de cabelo azul gostaram do brilho da cidade e foram ficando por lá...

A menina conheceu uma nova escola, onde os meninos tinham sempre o cabelo castanho, alguns mesmo bem escuro... E a menina perguntava-se porquê? "Porque é que estes meninos não são como os da minha aldeia que tinham o cabelo às cores?
Lá na minha aldeia, havia o menino de cabelo dourado, que rolava nas searas de trigo até se tornarem um só!
A menina de cabelo vermelho, que passava os dias pendurada nas cerejeiras a deliciar-se com o sabor das cerejas e a fazer brincos de princesa.
O menino de cabelo verde, que se dedicava a construir casas dentro das árvores mais verdes e frondosas.
E a menina de cabelo côr-de-rosa, que dançava no meio das flores rosa, como se estivesse num conto de fadas!"

Então a menina de cabelo azul descobriu que os meninos da cidade não tinham o cabelo às cores porque não tinham sonhos. Viviam dentro de casas fechadas, cheios de computadores e consolas de jogos... sem construir os seus próprios sonhos. Limitavam-se a viver aquilo que lhes impunham, sem criarem o seus pequenos mundos de fantasia...
Até a menina de cabelo azul já começava a perder a cor do seu cabelo porque não consegui ver os passarinhos como dantes.

Um dia, a menina de cabelo azul teve uma ideia muito bonita e levou os seus colegas de escola a visitar a sua aldeia. Aí eles descobriram que também podiam criar o seu próprio mundo de sonhos, desenhando todos juntos um belo arco-íris!

4 comentários:

Inês disse...

Adorei :D

Mas agora deixa mas é o computador e vai sonhar para o meio dos passarinhos, Aninha xDD :P


Beijinhoos *

(estava a brincar, vê mas é se continuas a postar!)

Ana Ascensão disse...

Aqui balança-se! :D

João disse...

Só agora é que vou comentar...
Gostei imenso, tu sabes!
Vamos ter um arco-íris em casa?

Anónimo disse...

adorei o livro!
XD :)